Sobre o especial

"Denunciei a fome como flagelo fabricado pelos homens, contra outros homens". Essa frase é de autoria do estudioso Josué de Castro. O pernambucano revelou ao mundo os efeitos e vítimas da falta de comida, se tornando um dos homens mais influentes no combate à insegurança alimentar. Seus pensamentos e obras denunciaram o quão é necessário discutir e combater a fome, além de, principalmente, socorrer aqueles que estão à margem de um direito humano e presente na constituição brasileira, que é o da alimentação regular.

O Brasil viveu momentos impiedosos, ao reunir registros de altos índices de pessoas maltratadas pela fome. Nos últimos anos, alimentado por políticas públicas, o País mudou esse quadro e virou referência ao sair do Mapa da Fome, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Entretanto, a república brasileira ainda guarda vítimas da insegurança alimentar, pois, segundo o IBGE, mais de 50 milhões de brasileiros apresentaram algum nível de falta de alimento, dos quais cerca de 7 milhões viveram a situação mais crítica: a fome.

Seja no campo ou nas grandes cidades, homens, mulheres e crianças ainda enfrentam incertezas sobre o pão de cada dia em suas mesas. Muitas vezes, ficam invisíveis aos olhos dos brasileiros que têm o que comer. Mas há quem deixe o conforto de seus lares e passe a desbravar locais onde a insegurança alimentar se faz presente. Trata-se da solidariedade encravada nos corações de brasileiros que não aceitam presenciar seus próximos de barriga vazia.

"Pão nosso de cada dia", novo especial jornalístico do LeiaJá, revela casos de brasileiros ainda vítimas da insegurança alimentar. Os registros foram feitos em 2016, durante 6 meses, revelando um cenário atual e que merece a atenção da sociedade. Também mostramos ações governamentais e civis que trazem esperança para os pratos de inúmeras famílias. E assim como Josué de Castro escancarou ao mundo, tratamos a fome como um problema político, mas também social, pois cada indivíduo da sociedade pode contribuir em prol de quem nem sempre tem o que comer. Assista ao teaser do especial: